7 de out. de 2009

O 13º Dia

 Imagem extraída do longa-metragem "O 13º Dia", dos diretores Ian e Dominic Higgins

Acabei de ler  no UOL  Cinema  que no próximo dia 13  irá  estrear nos  cinemas de Portugal e  EUA  o filme " O 13º  Dia " ,  que trata da  aparição de Fátima .  O filme é uma produção britânica  , com direção de Ian e Dominic Higgins. O  maior   desafio  da   produção  foi   a   recriação do   "milagre do sol"  e    das  aparições  .

Assisti  o trailer e  gostei  do que  vi .  Estou na  expectativa  da  estréia  aqui no Brasil,  pois o   tema   do filme  é  empolgante. Sempre  tive  muita  curiosidade  em saber   o  verdadeiro  significado  das  aparições  de  Fátima  e das mensagens canalizadas  pelos  três  pastores .

Veja   a notícia e o  trailer  AQUI.

***

Terei de me afastar   por um período da  blogos ,  estou  sem  tempo para  blogar .
Até  mais ...


***

5 de out. de 2009

Brasil, Mito De Todos Os Povos





Apesar de todas as mazelas sociais e políticas  o Brasil é um país cujo povo não se deixa abater pelo sofrimento e leva tudo com bom humor . Um país de vários matizes  raciais  ,   com tanta diversidade cultural , tanta alegria e festas populares , tanta beleza natural  só pode ser um lugar abençoado pelos deuses.


Há muitas profecias sobre nosso país e segundo algumas fontes , o solo mais antigo do planeta Terra está no planalto central do Brasil, ou seja , aqui está localizado o primeiro solo a surgir quando o planeta ainda estava em formação .


Dizem também que o planalto central do Brasil, onde existe o solo mais antigo do planeta , nunca submergiu e nunca submergirá . Todos sabem que a Terra já teve várias formações continentais diferentes , onde hoje está localizado o Saara já foi um grande mar . Portanto o mapa do planeta era bem diferente há milhares de anos atrás .


O texto é longo ( trechos do livro " A História Secreta do Brasil "  , de  Cláudia B. de Souza Pacheco, Ed. Proton)  e  até  relutei em postá-lo por este motivo . Mas  a  leitura  vale  a  pena   pois  revela  a  verdadeira história do descobrimento do Brasil . Boa leitura !



***


Profecias sobre o Brasil


"Terra Abençoada"
O nome Brasil, significando " terra abençoada", já existia antes de Cabral ter batizado estas terras de Ilha de Vera Cruz (ou seja: da Verdadeira Cruz) - e durante a Idade Média, no período anterior ao descobrimento, "a lendária Ilha Brasil povoa a poesia, os mapas, as tradições, as profecias, o folclore", conforme nos afirma, entre outros autores, Felipe Coccuza, em seu livro "A Mística da Amazônia". Segundo este autor, o Brasil foi descoberto pelos portugueses antes de 1343; neste ano, tal descoberta foi informada ao papa Clemente VI, que recebeu um mapa com o nome de Ínsula do Brasil (Ilha do Brasil) – portanto já com o nome que tem atualmente.
Ludwig Schwennhagen, historiador austríaco que fez pesquisas no Nordeste e na Amazônia brasileira, narra em seu livro Fenícios no Brasil (Antiga História do Brasil de 1.100 a.C. a 1.500 d C.), nas páginas 24 a 30 e 79, que os navegadores da Fenícia (atual Líbano) chegaram às costas brasileiras quase três mil anos atrás, por volta do ano 1.100 a. C., deixando sinais e inscrições em pedras por grande parte do território nacional, inclusive a famosa Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro. Depois, trouxeram para cá os hebreus, a partir de 970 a.C., durante o reinado de Salomão, cumprindo um acordo feito entre o rei de Judá Davi e o rei fenício Hirão II.

Os cavaleiros de Cristo (os antigos templários) foram capitães de naus e colonizadores das terras descobertas, além de que os próprios reis de Portugal eram templários, assim como toda a estrutura do Estado Português , através dos séculos, desde a fundação desse país por S. Bernardo de Claraval em 1139. Por essa razão, António Quadros o chamou de "país templário". E o sonho maior dos templários, perseguido durante séculos, era chegar às "ilhas imperecíveis", à "Ilha do Brasil", ou seja, "à terra abençoada", "onde emana leite e mel "

( Em 11 Jeremias 4,6 lê-se que a terra prometida por Deus a seu povo (seus seguidores) é aquela de "onde emana leite e mel" ). Por causa dessa profecia, Juscelino Kubitscheck construiu a capital em Brasília, e inaugurou-a à zero hora do dia 21 de Abril, no mesmo dia da fundação de Roma. Stefan Zweig :"O Brasil (...) indubitavelmente esta destinado a ser um dos mais importantes fatores de desenvolvimento futuro do mundo." Historiador austríaco, cujos livros foram , em sua época, os mais vendidos no mundo, Zweig via o Brasil como o único país apto a realizar o modelo de civilização ideal - pacífica, universal, sem preconceitos raciais, liberal e humana.


Rabindrianah Tagore
Filósofo hindu, afirmou que o Brasil será transformado numa prodigiosa força de bondade, berço da sabedoria e amor à humanidade; será a capital espiritual do mundo. É no Brasil que surgirá a Nova Obra do Homem Superior, em forma de livros.
Haverá o fim do ciclo decadente, com o advento da era de Aquário; o homem de boa vontade, surgido no Brasil, levará ao mundo inteiro a mensagem de uma nova cultura a favor de uma nova idade, de paz, luz e progresso para todos os seres da Terra - o Brasil será o celeiro da Cultura Universal do Homem Superior.




Aurobindo
Filósofo hindu, (1872-1950), conterrâneo de Tagore (ambos bengalis), também acreditava que no Brasil seria gerada e difundida a nova civilização. (Prof. Negalha)


Vishnu-Purana

Profecia antiquíssima da Índia diz que a restauração da Idade de Ouro seria feita pelos descendentes da raça primordial. O 15° Dalai-Lama (1876-1933) identificou o Brasil como sendo a nação líder dessa Idade de Ouro. A raça primordial é a Tupi. (prof. Negalha).



Dante Alighieri

Quanto à "raça primordial", Dante, em sua obra Divina Comédia, refere-se à constelação do Cruzeiro do Sul (desconhecida pelo povo europeu na época, pois não é vista no hemisfério Norte) dizendo que era contemplada pela gente primitiva ou primordial. (Canto Purgatório I, 22, 24:"I' mi voisi a man destra, e puosi mente/all'altro polo, e vidi quattro stelle/non viste mai fuor ch ' alla prima gente").



Antiga formação da Terra


Pangéia ou Gondwana

Felipe Cocuzza
"O cosmonauta russo luri Romanenko, o homem que mais tempo viveu no espaço, mais de um ano (...) informou que o Brasil difere de todos os países do globo, pois emite fachos de luz tão fortes, que até com os olhos fechados e dormindo, ele percebia quando a nave passava por cima de nosso pais." (Cocuzza.) 26


Em seu livro A Mística da Amazônia, este autor faz inúmeras referências à missão do Brasil, sendo mais um dentre muitos escritores e historiadores a afirmar que o nome Brasil não vem de pau-brasil (cor de brasa) como se pensa. Ao contrário, a madeira é que recebeu o nome que, antes do descobrimento, esta nação já tinha ( p.71). Afirma ele que:

"O continente sul-americano, popularmente conhecido no mundo como Brasil, de acordo com a tradição esotérica, tem a forma de um coração e o Brasil acompanha o seu contorno ocidental, adquirindo também a ,forma de um coração" (p.17).

"As ambições estrangeiras sobre a Amazônia têm um objetivo maior, a longo prazo: o domínio de todo o continente do futuro. "(p.20)

A Ilha do Brasil a África Equatorial e do Sul faziam parte do velho continente Gondwana(...) ao fragmentar-se o Gondwana, a Ilha do Brasil, a terra mais velha e mais sólida do planeta, a que primeiro esfriou e se solidificou, iniciou o seu deslizamento para o Oeste.(...) Tudo isto que a ciência moderna descobriu era sabido e ressabido pelos sábios antigos, que conservaram e transmitiram a sabedoria esotérica através de milênios. "(p.18)

"A era dos grandes achamentos marítimos (...) coincide com o exacerbamento da utopia do paraíso terrestre, latente em todas as civilizações. Essa utopia, que se traduz por uma Idade de Ouro que virá, restaurando a que já existiu, não é mera fantasia do inconsciente. "(p.21)

"Quando os portugueses tomaram posse do Brasil, que já conheciam secretamente há muito tempo, a nova terra assume todas as características do paraíso terrestre. Todos os navegadores pensam assim e o epistológrafo Américo Vespuccio salienta que a pujança das florestas brasileiras e seus aromas sugerem a proximidade de tal paraíso. "(p.23)



Withman
Grande poeta americano do século passado, escreveu "Uma Saudação aos Brasileiros", dizendo que o Brasil será "o vértice da suprema humanidade". (b)



William Blake
Para James Joyce e William Blake, o nome Brasil é anterior à descoberta do Brasil. Sintagma pertencente ao repertório da toponímia mítica do Ocidente, significa uma ilha mágica, país lendário, mundo fabuloso. Blake afirmou: "Paraíso Encoberto, o Brasil Indígena. E 32 nações a morar nos portões de Jerusalém. Venham, nações! Venham, gentes! Venham a Jerusalém!... Peru, Patagônia, Amazônia, Brasil: 32 nações. E sobre essas 32 classes de ilhas no oceano (é o símbolo das ilhas que Isaías previu) todas as nações, povos e línguas de toda a Terra". (c) Como se sabe, o Brasil é o país onde convivem pessoas de todas as raças.



Papa João XXIII
Atribuem a este papa várias profecias sobre o Brasil. Foi, oficialmente, o primeiro a ler o terceiro segredo de Fátima, em 1959. Como se sabe, este segredo, confiado aos pastorinhos em Fátima, ainda não foi inteiramente revelado. Ele foi lacrado e guardado no Vaticano para ser aberto só na segunda metade do século XX.

Segundo alguns autores, o segredo foi analisado pelos papas já antes de 1960, mas, oficialmente, foi João XXIII o primeiro a lê-lo.

Ao que tudo indica, esta mensagem também se refere diretamente à pátria brasileira, 30 pois consta que o papa Paulo VI, ao lê-la, desmaiou, dizendo também: "feliz do Brasil!". Isso indica que a mensagem é extremamente positiva para o Brasil, devendo ser comparada a outras aqui reunidas, que apontam no mesmo sentido.

Nas profecias alegadamente de João XXIII ele cita "a terceira Itália. Duas !tálias tiveram que morrer para limpar o passado. Hoje, Roma não tem mais esse nome e seus palácios não estão no Norte ", o que é interpretado como sendo: 1ª Roma – Império Romano; 2ª Roma – o Vaticano; 3ª Roma — São Paulo, no hemisfério Sul, a grande cidade construída por italianos e descendentes de italianos (20 milhões de habitantes). Juscelino havia acreditado ser Brasília a 3ª Roma.



Santo Isidoro de Sevilha
Autor de célebre profecia sobre Portugal (e, por extensão, o Brasil), que foi proibida pela Igreja e pela Espanha: muitos espanhóis morreram porque a divulgaram. Dois frades, (um de Valença, outro de Aragão) cantaram-na em versos e foram mortos (século XVI). Essa profecia, referente ao Quinto Império, ligava seus fundadores a Portugal. (Prof. Negalha.)


Dubravski
Místico húngaro contemporâneo, diz que o Brasil é um reservatório para onde fluem todas as energias espirituais, preparando o seu futuro. (e)

Oswald de Andrade


Poeta de grande intuição, fundador do Movimento de Arte Moderna no Brasil, ao mesmo tempo que repercutia em Portugal o movimento Renascentista português (Pessoa, Leonardo Coimbra, etc.) declarou: "a felicidade do homem é uma felicidade guerreira, não temos razão alguma para temer a possibilidade do sonho se encarnar na História. Pelo contrário - vamos realizar a utopia chamada Brasil. " (f)




Antonio Telmo
Autor de História Secreta de Portugal , afirma que o movimento da história européia está prestes a inverter-se. O ponto cardeal do ciclo europeu, prestes a findar, foi o Pólo Norte. Os Estados Unidos da América são o principal prolongamento da civilização nórdica. O movimento histórico passará a desenvolver-se do Ocidente para o Oriente, tomando-se predominante o Polo Sul, do qual decorrem: o peso que o Brasil e toda a América do Sul começam a assumir no mundo e as grandes transformações no continente africano.




Pietro Ubaldi
Místico italiano, declarou que "o sol da Nova Civilização do Terceiro Milênio despontará no ano dois mil. Acrescento agora que certamente ele nascerá no Brasil".



Hermann Keyserling

Filósofo alemão, fundador com Jung da Escolada Sabedoria em Darmstadt, Alemanha, sabia, por informações esotéricas e históricas transmitidas através dos séculos, que em São Paulo iria se iniciar, na década de 1970, a Era de Aquário e que desta cidade seria irradiada a orientação espiritual para o mundo para os próximos 5 mil anos.



São Paulo 





Verdadeiro fenômeno energético-demográfico, e situada em cheio na faixa da Era de Aquário, a Grande São Paulo, capital e coração de fato do Brasil, teve um crescimento sem paralelo em qualquer outra parte do mundo; nos últimos cem anos, passou de 65 mil habitantes (1899) para 20 milhões (1999); a própria cidade de São Paulo atingiu o impressionante número (oficial) de 9 milhões de habitantes, equivalente a toda a população da Suécia ou de Portugal, chegando ao Terceiro Milênio como a maior metrópole do mundo e não só do Hemisfério Sul. Já em 1920 tinha crescido 1.000 % em relação a 1899, tendo 200 mil imigrantes, em sua maior parte italianos, correspondentes a um terço da população , que era da ordem de 600 mil habitantes. Responsável ainda hoje por metade do PIB do Brasil, sendo que só conta com trabalho e não com matérias primas, esta incrível cidade constitui um centro energético de tal intensidade que atrai populações do Brasil inteiro e também de todas as partes do planeta, sendo, por exemplo, a segunda cidade-industrial da Suécia ( a primeira é Estocolmo). 


Alguns estudiosos consideram extra-oficialmente que a Grande São Paulo, incluindo as pequenas vizinhas como Osasco, Guarulhos, etc., chegaria a 50 milhões de habitantes. Aqui, nesta grande cidade universal, espelho da universalidade brasileira, convivem pacificamente todos os povos do planeta Terra: "gregos e troianos", alemães e franceses, espanhóis e portugueses, irlandeses do norte e irlandeses do sul, árabes e judeus, chineses e japoneses, ou seja, povos que em seus países de origem estão em freqüentes atritos, mas aqui vivem em paz; seus filhos, esquecendo as origens, logo proclamam-se simplesmente brasileiros...



As Cidades dos Rios
Existe uma famosa profecia sobre São Paulo, que trata das "cidades sagradas", com a função de serem berços de um novo mundo (no bom ou no mau sentido); são aquelas que nascem à beira de rios cujos nomes iniciam-se com a letra "T"'.


Pesquisando a respeito, verifiquei que os quatro impérios interpretados como sendo os descritos por Daniel estão dentro desta situação.


Por exemplo, o Império de Ouro, ou Babilônico, de Nabucodonosor (atual fraque), desenvolveu-se à margem do rio Tigre, e também do Eufrates. O Império seguinte, de Prata, ou Medo-Persa , acompanhou o mesmo rio, uma vez que incorporou a Babilônia.

O Terceiro Império, de Bronze, ou Greco-Romano, pode ser simbolizado pelo rio Tibere, pois foi no vale deste rio que nasceu Roma. Por fim, o Quarto Império, ode Ferro e Barro, ou Anglo-Americano, desenvolveu-se às margens do Tâmisa, ou Thames, na Inglaterra.

O Quinto Império pode ser simbolizado por dois rios que também começam com a letra T: o Tejo, tendo às margens Lisboa, e o Tietê, que banha a cidade e o Estado de São Paulo.



Tigre – 1° Império Babilônico e 2° Medo-Persa. Tibere – 3° Império Greco-Romano
Thames – 4° Império Anglo-Americano
Tejo e Tietê – Quinto Império


Com 1032 quilômetros de extensão, o rio Tietê nasce no mono do Serrote da Barra e, ao invés de correr para o mar, vai no sentido inverso, para o interior do Brasil; atravessa o Estado de São Paulo de ponta a ponta, desaguando no rio Paraná. No seu percurso, banha dezenas de municípios paulistas e gera energia por meio de inúmeras usinas hidrelétricas, como as de Barra Bonita, Avanhandava, Rasgão, Salto de Avanhandava e Porto Góis.

***


Trechos retirados do livro "História Secreta do Brasil" de Claudia Bernhard de Souza Pacheco (Editora Proton) .


Imagens encontradas na internet , desconheço a  autoria .


***


P.S. Recebi  esse texto  por e-mail  ,  em  uma  lista de discussão   e coloquei aqui nos rascunhos para publicar  há  algum  tempo . Mas  achei  muito longo e  sabendo que  geralmente as pessoas não gostam de  textos  assim em blogs,  fiquei  sem estímulo para  publicar. Creio que tudo tem o seu tempo e  agora é o tempo certo para  postá-lo. Leiam  e  sintam-se honrados  em viver em um país maravilhoso como o nosso .
Ressalto que o termo  'império'  foi  usado pela autora do texto   no   sentido de potência e liderança mundial  e não no sentido de supremacia  . Segundo as profecias  a liderança  brasileira  será nos moldes  humanistas e  não imperialista.


***



2 de out. de 2009

Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro



" Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio , teu mar, praia sem fim
Rio , você foi feito prá mim
Cristo Redentor, braços  abertos
Sobre a Guanabara ... "
( Tom Jobim)

Esses versos de Tom Jobim retratam o que passa  no meu coração nesse  momento. Minha alma  também canta , pois  hoje  foi decidido que o Rio de Janeiro sediará  os jogos olímpicos de 2016.  Daqui até lá muito trabalho e empenho , para que  a  31ª  Olimpíada da  era moderna  seja inesquecível! Parabéns Rio de Janeiro! Boa sorte aos organizadores, boa sorte aos atletas , boa  sorte  a todos nós, povo brasileiro.

***
Vídeo feito pelos organizadores da campanha do Rio de Janeiro para sede da Olimpíada de 2016




Foto encontrada na internet e desconheço a  autoria .

***


27 de set. de 2009

Esplêndida Santorini

Mais  uma semana  de  muitas  atividades e  por isso  darei um tempo  nas postagens . No  intervalo  fica  esse vídeo da mágica e esplêndida ilha de Santorini .


Um pouco sobre Santorini  e  o continente perdido da Atlântida ...

A ilha de Santorini  que antigamente  era  chamada de Cyclades  ( em grego Κυκλάδες )  ,  originou-se  da  explosão de um vulcão   há  aproximadamente 5  mil  anos .  Por este motivo a  ilha  apresenta  a  cor  escura em  suas  encostas .

A cidade de Fira  em Santorini  está situada  no topo e nas  escarpas da  cratera desse  vulcão . Dizem que onde   está situada  Santorini   existiu a  cidade de Poseidônis, capital  do  antigo continente da Atlântida , descrito por Platão , que   submergiu nas  águas do Atlântico  dando origem ao  mito bíblico  do dilúvio . Esse mito está presente em  todas as  culturas : entre os índios  brasileiros , entre os maias, astecas,  inkas,  na  cultura  greco-romana e na  cultura oriental.
 Os atlantes  pertencem à  4ª Raça Raiz . Caso alguém tenha  interesse no tema pesquise antropogênese  segundo a Doutrina Secreta ( H. P. Blavatsky ) .
 


Antropogênese AQUI
Atlantes - 4ª Raça-Raiz  AQUI
Atlântida  no Wikipedia  AQUI
Fonte da imagem ( Cidade de Poseidônis)   AQUI
   


 Repassando Selos


Agradeço à Shadow e à Teresa Cristina pelos  mimos recebidos em  forma  de  selos .  Entendo que  a  troca de  selos  é   uma  forma de  selar    amizade    entre  blogueiros , portanto  repasso aos blogs que eu visito frequentemente . Sei que alguns  estão recebendo o mesmo selo pela  segunda vez, mas só posso indicar os  blogs que eu conheço .

Não  estou seguindo  à  risca  as regras,  mas o essencial  é isso mesmo, publicar  os links dos  blogs e  repassar o selo a  outros  blogueiros .

Selo   Vale a pena ficar de olho nesse blog!  que eu ganhei da Shadow , do  blog Cantinho da Shadow  e  repasso para:

1- Mais Atitudes
2-Entre Pontos e Vírgulas 
3-Fofocas de Marte
4-Índia Manauara 
5-Fazendo Meu Caminho

Os indicados  devem repassar o selo   para outros blogs.

Selo J'Adore Tien Blog ( Eu adoro o teu blog ) , que  ganhei  da Teresa Cristina  do blog Fazendo Meu Caminho   e  repasso  aos blogs que eu  visito frequentemente e  realmente  adoro.

1-A Itinerante - Neiva
2-Voz Ativa
3-Sopros de Lis
4-Cantinho da Shadow
5-Multimagens

Acho que a  regra  é a  mesma  , ou seja ,  repassar a  outros  blogs .


Uma  semana   feliz  e  produtiva  para todos.

***

20 de set. de 2009

Olga : Mulher, Judia e Comunista




Olga Benário, mulher, judia e comunista  numa época em que  reunir todas essas  características  era ser  alvo de preconceito, discriminação e perseguição. Ideologias à parte,  o fato é que Olga era  antes  de  tudo uma mulher   e  sendo  mulher  apaixonou-se  por seu  companheiro de militância política , Carlos Prestes,  tendo  com ele  uma filha , Anita Leocádia Prestes.

Quando  foi presa  por motivos políticos Olga estava  grávida . Apesar de  tornar público   seu  estado   e  usar  esse  argumento  para  permanecer no Brasil   uma  vez que o pai da  criança  era  brasileiro ,  o  governo Vargas, através do STF  ( em tempos de  ditadura  não há independência do Judiciário ) , indeferiu   o  indulto   e  acatou   pedido de  extradição do governo da Alemanha. Olga  foi deportada  , retornando  ao seu país de origem  e  entregue   aos nazistas  com  sete  meses de  gravidez . Teve a  filha no presídio , ficando  com ela  até  o fim da  amamentação , quando a pequena Anita  foi  brutalmene  retirada dos  braços da mãe  .  Anita foi entregue  à  avó paterna  e  Olga  ficou sem  saber  notícias da filha  até sua morte,  aos  34  anos, numa câmara de  gás  em um campo de extermínio  nazista.


Sua história  foi tema do filme  "Olga" , dirigido por  Jaime  Monjardim ,  a partir da  biografia  escrita por Fernando  Moraes , estrelado pela  talentosíssima  Camila Morgado . Vi  "Olga" quando  foi lançado  , em 2004,    e  nunca chorei tanto no cinema,  saí de lá com os olhos inchados e  vermelhos . Confesso que não  gosto muito  dos filmes nacionais, mas Olga  foi  um dos melhores  filmes  que  já  vi  e sem dúvida  o melhor  filme brasileiro  de  todos os  tempos .


Uma das  cenas mais emocionantes do filme ...



Anita é retirada à força dos braços de Olga





Imagem encontrada no banco de imagens do Google, sem referência sobre autor

***

19 de set. de 2009

PARABÉNS, TERESINA!


Clique para ampliar

Teresina  é   uma  cidade singular, pois é a única capital do Nordeste que não está  situada no litoral,  sendo  uma das  mais  jovens  do Brasil (completou  157 anos  em  16  de  agosto ). A falta  do litoral  é compensada  por dois  rios  que  abraçam  carinhosamente  a  cidade, Parnaíba e Poty. A capital do Piauí poeticamente   nasceu  no encontro desses  rios, numa colônia de pescadores  chamada Vila do Poty  e  o nome Teresina foi uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina,  esposa de D. Pedro II.


                        Igreja S. Benedito                       
                                            
O céu de  Teresina  sempre chamou a  atenção  porque parece que as  nuvens  estão mais próximas do que o normal. E o pôr-do-sol  na  cidade   é um espetáculo   que encanta   a quem  tem o privilégio de presenciá-lo.   "Minha terra é um céu, se  existe um céu sobre a terra ", disse o poeta amarantino Francisco Da Costa e Silva. Estes  versos   bem  que  poderiam também descrever Teresina, dizem os teresinenses.  
Ilhotas-Rio Poty

 Clique para ampliar


Teresina é uma  cidade  colorida. Como há sol o ano inteiro os  arquitetos usam e  abusam das  cores  nas  fachadas dos prédios. Foi  carinhosamente  chamada  por Olavo Bilac  de Cidade Verde  e  essa vocação  ecológica  é  uma característica de Teresina, que  tem mais de  vinte parques ambientais, sendo os mais importantes: Parque da Cidade,  Parque  Zoobotânico, Parque  Encontro dos Rios, Parque da Bandeira , Parque  Passeio ao Lado do Rio,  Parque da Lagoa do Norte, entre outros. Proporcionalmente à  população,   é a  cidade  do  Brasil  onde  existe um maior número de parques. Isso é proposital, pois áreas  verdes, como  todos  sabem, é  fator de  diminuição das altas  temperaturas. 



Palácio do Karnak ( Sede do Governo)


Teresina é  calarosa, seu   povo   é  hospitaleiro. É uma  capital encantadora, tem   algo  especial  e o poeta Cinéas Santos,  autor  da letra  do Hino de Teresina,  falou  desse encanto  em  versos   simples,   descrevendo  a Cidade Verde   como  um  eterno raio de sol,  lírio orvalhado resplandente, cidade  risonha, cheia  de  graça jovial,  faceirice nordestina, altivez e nobreza,  mesmo  sendo  fruto do trabalho de  gente simples e  humilde.

     
Teresina -Nordeste-Brasil


 Hino de Teresina
Composição: Cinéas Santos/ErisvaldoBorges

Risonha entre dois rios que te abraçam,
Rebrilhas sob o sol do Equador;
És terra promissora, onde se lançam
Sementes de um porvir pleno de amor.

Do verde exuberante que te veste,
Ao sol que doura a pele à tua gente,
refulges, cristalina, em chão agreste;
Lírio orvalhado, resplandente.

"Verde que te quero verde!"
Verde que te quero glória,
Ver-te que te quero altiva,
Como um grito de vitória!

O nome de rainha, altivo e nobre,
Realça a faceirice nordestina
Na graça jovial que te recobre,
Teresa, eternizada TERESINA!

Cidade generosa- a tez morena,
Um povo honrado, alegre, acolhedor;
A vida no teu seio é mais amena,
Na doce calidez do teu amor

"Verde que te quero verde!"
Verde que te quero glória,
Ver-te que te quero altiva,
Como um grito de vitória!

Teresina, eterno raio de sol
Manhãs de claro azul no céu de anil;
És fruto do labor da gente simples,
Humilde, entre os humildes do Brasil!

"Verde que te quero verde!"
Verde que te quero glória,
Ver-te que te quero altiva,
Como um grito de vitória!





***
Teresina Sol -Paz na Terra




*Fotos encontradas na internet, desconheço a autoria .

***

Por Tânia Regina Sousa

12 de set. de 2009

Vamos brincar ?

Ultimamente  ando  meio "ranzinza"  , com  pouca  paciência  para   ler   besteirol, ou seja , assuntos  sem muito conteúdo ,   de  fácil assimilação e patéticos,  mas  divertidos .   Como todo  mundo  - ou a  maioria das  pessoas -   tenho  um lado pateta e   infantil   e   valendo-me  da  teoria do divertimento  lembrei  de  uma  brincadeira da  época adolescente  . A  brincadeira  consiste  em preencher  um  questionário  sobre nossos gostos  e preferências , uma maneira  de nos  conhecermos melhor. As perguntas  não  são as  mesmas daquela época , mas o espírito de  diversão e  autoconhecimento é o mesmo .


 Vamos lá ...

1- Com uma  frase  defina  quem  é  você   .
 Com uma  frase  não consigo me  definir, mas  posso dizer    que  'sou  o que eu  sou '.

2- Cinco  músicas  que  fazem parte  da  trilha sonora  da  sua  vida .
One Love ( U2)
Angie ( Rolling Stones)
Reflections of  Passion  ( Yanni )
Somewhere Over The Rainbow/What a Wonderful World (Norah Jones)
Drão ( Gilberto Gil )

One Love, Reflections of Passion  e  as duas em uma Somewhere Over The Rainbow/What a Wonderful World  ,  estão  na  trilha sonora   deste  blog.

3- Marca, modelo e cor de carro preferidos .
Gosto muito do Honda New Civic , pérola  ou prata . Na categoria  utilitário  esportivo gosto  do  Hyundai   Tucson , preto ou prata .

4- Prato preferido .
Aquele  feito com  amor , portanto nada melhor  do que  uma   comida  simples e  caseira. Mas  gastronomia é  uma das  minhas  paixões e  gosto  tanto de pratos  simples,  como  de  outros mais   sofisticados . 

5- O que  mais  lhe  atrai  no sexo oposto?
Sem dúvida a inteligência , mas beleza  é fundamental ( eu me refiro à beleza  interior ) . Bom humor   também  é  muito atraente .

6- Um  sonho  ou utopia .
Viver  em um  país ( Brasil )  sem violência  ,  sem  fome ,  com  pleno emprego  ,  políticos   íntegros  e honestos .

7- Quando o mar  não está prá  peixe o que  você  faz?
Espero o tempo melhorar  e   continuo   a  pescaria .

8 - Um desejo   ainda  não satisfeito .
Dar  uma  volta pelo mundo... ou por uma  boa parte do mundo .

9 - Três últimos  bons  filmes que  você  viu  e  indicaria para  outros  cinéfilos.
Austrália  (  maravilhoso! ), com a  Nicole Kidman ;
Marley e Eu  (  Jennifer Aniston ) ;
E se Fosse Verdade ( Mark Ruffalo ) .
São os três últimos que eu vi e  recomendaria .

10 - Um programa de televisão
Vida Inteligente ( TV Floripa, canal 4 , Net ) ,  apresentado por E. A. Patounas.

11- Uma  filosofia de  vida
Viver o momento presente , cultivar o silêncio quando necessário , procurar  ter  bons pensamentos, boas  palavras e  boas  ações .

12- A melhor  coisa da  vida  é ...
Aprender a  viver .

13 -  O paraíso na  terra .

Meu lar, doce  lar .

14- Animal de  estimação preferido
Sem dúvida  gato . Gosto de  cães,  mas  prefiro os  gatos .

15 - Como está  seu coração?
Batendo no  compasso  certo  :) 

16 - O que  mais  lhe deixa  extasiado(a)?

Contemplar a natureza .

17 - Como você  exorcisa   seus  demônios?
Meditando .

18 - Qual o sentido da  vida?
Evoluir  ...

19 - O que  faz  você  sair do  sério?
Falta de  respeito .

20 - Uma  frase de  efeito.
Somos  todos  UM .



Fonte da  imagem: AQUI

***

11 de set. de 2009

Indira Gandhi e Puja


Gosto das novelas da Glória Perez e  sempre  que possível  vejo Caminho das Índias . Nos últimos capítulos a personagem  Puja  tem se  destacado  bastante.  Puja  , uma mulher  forte,  determinada e guerreira  luta pela  inserção da sua  casta - os dalits  ou intocáveis  -  na  sociedade  .  Para  isso  candidatou-se   e  foi eleita  representante da sua comunidade ,  para  desespero  do   seu adversário , candidato de  uma casta  superior . Contou com a  ajuda do brâmane Shankar, um  homem   justo, humano e sábio.

Vejo alguma semelhança entre   Puja e a líder política  Indira Gandhi . Como a  arte  imita a  vida,  imagino que a  autora da novela  inspirou-se nela para  compor o  personagem   .

Indira Gandhi  foi  uma brilhante  política ,  estrategista e pensadora  .  Como mulher e ocupando a mais alta posição do governo numa sociedade , na época,  ainda bastante patriarcal, esperava-se que Indira fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas ações provaram o contrário . Ela era a única filha de Jawaharlal Nehru, o primeiro-ministro da Índia   após a sua libertação dos britânicos, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto no governo indiano.

Na  juventude  Indira  teve  muitos  problemas de saúde,  tendo contraído tuberculose . Por este motivo os médicos  aconselharam-na a não ter  filhos. Indira , que sempre  foi uma pessoa  solitária ,  não aceitou o  conselho médico , pois almejava  constituir uma família . Assim , decidiu  se  casar com Firoz Gandhi , com quem teve  dois  filhos . Sua  família   foi contrária ao  casamento,  pois Firoz  além  de não  ter   fortuna, pertencia a outra  religião e  vinha de  uma cultura  diferente da  hindu . Na  verdade , Indira e Firoz  jamais  foram religiosos , de  modo que a  religião  não teve  muita  importância na  união dos dois. O que  impactou essa união   foi a  infidelidade  do marido .

Firoz e Indira , ao se casarem , transgrediram três tradições arraigadas na cultura do país:  não se  subjugaram  à união arranjada pelas famílias, nem se casaram segundo a exigência religiosa da fé de cada um  e  não deram continuidade às  tradições  da casta, como arranjo social. Esses  fatos  contrariavam  muito os hindus ortodoxos .

Apesar do mesmo sobrenome Indira não tinha  nenhum parentesco  com Mahatma Gandhi . Seu marido era filho de Jehangir Gandhy ,  que  mudou  a  ortografia do seu nome para  Gandhi ,  sobrenome de  uma  casta de perfumistas,  de  onde  viera  Mahatma Gandhi . Essa  coincidência  de sobrenome  foi muito "auspiciosa" e   a  ajudou muito na carreira  política.
      Indira Gandhi foi assassinada  em 1984, por  um extremista sikh, que era um de seus seguranças,  sendo sucedida por seu filho mais velho, Rajiv Gandhi. Rajiv espalhou suas cinzas sobre os picos brancos do Himalaia, onde ela pedira para ser jogado seu corpo, sem passar pela cremação ou  sepultamento, mas  em respeito às tradições hindus  seu  restos mortais  foram  cremados .

      Indira parece ter tido um presságio de sua morte, pois na própria noite em que morreu, havia dito num discurso:  “Não me importa se perco a vida a serviço da nação. Se morrer hoje, cada gota de meu sangue revigorará a nação.

      Sua vida política foi controversa, sendo discutível em vários pontos, de modo que os sikhs ainda se ressentem  de algumas  de  suas  decisões políticas  que  desencadearam   um genocídio durante um dos seus governos.  Por outro lado  Indira Gandhi contou  com o apoio de  Madre Teresa de Calcutá,  de forma que  suas  ações políticas  podem ser consideradas  mais positivas do que  negativas .



       ***

      Fontes de pesquisa :


      Imagens  encontradas na  Internet ( não lembro  a  fonte )


      ***

      7 de set. de 2009

      Lilás

         Imagem (painting by Arthur Braginsky)

       
      Mais uma  reviravolta no Arte Imita Vida.  Retornamos ao antigo  endereço , não foi uma boa  idéia  a mudança anterior . Agora sim,  estamos com um  novo template   e novo layout ,  graças à generosidade,  paciência e  boa vontade da Layla. Ela me presenteou com o template  ,  eu apenas  escolhi as cores e  fiz o banner  com a  ajuda da Neiva

      A inspiração   continua  sendo a Grécia  . No banner  a  linda  ilha de Santorini  sob o  olhar amoroso da  deusa Afrodite , iluminada por um raio de sol do amanhecer ( ou seria um raio de luar?) . Observem que a  deusa está na  cor lilás. Lilás é uma cor metafísica e alquímica. A deusa  Afrodite  também é  uma deusa  alquímica.

      Desde  o início  as  cores  predominantes do  blog  são  azul, púrpura e  lilás . Eu gosto de  todas  as  cores , pois cada  uma delas  tem  sua  utilidade .  A cor púrpura e  sua  nuance  mais suave, o lilás, são cores  metafísicas.  Púrpura é a cor  da  alquimia,  da  transmutação, da  energia cósmica . É excelente para  purificação e  cura  dos níveis físico, emocional e  espiritual. Ajuda a  encontrar novos  caminhos para a  espiritualidade e a  desenvolver nossa intuição . Traz poderes  mentais  e  combate a insônia . Simboliza  dignidade, nobreza, compaixão,  sinceridade , espiritualidade, purificação, transmutação .  

      Lilás é um tom suave da cor  púrpura ( ou violeta) . Associado à elevação espiritual, o lilás acalma a mente e o coração e nos coloca em contato com o divino. Essa cor mantém toda a força do  púrpura  - considerado símbolo de poder e majestade - e é iluminada e suavizada pela pureza do branco. Como uma ponte entre o céu e a terra, os tons lilases purificam os ambientes e eliminam energias densas, criando uma atmosfera de sensualidade e intimidade. É considerado o tom feminino. Combina a suavidade do rosa com a tranqüilidade do azul. Cria um encantamento bem feminino   pois  sugere fantasia , sonho e mistério .Os tons lilases são ótimos para lugares onde se exerçam atividades ligadas ao universo da mulher.  Como o rosa e o salmão, o lilás estimula o romantismo, o afeto e a sensualidade. "Diferentemente do vermelho, que desperta paixões intensas, a vibração do lilás é mais sutil, doce e amorosa", diz a cromoterapeuta Edelweiss Cagno. 

      Djavan   compôs  uma música  inspirado na  cor lilás. A poesia é singela  e  fala de  raio de sol,  lua ,  estrelas, liberdade, mar , luz, amor ,  emoção, encanto , magia ,  tudo a  ver   com  a ilha de Santorini  e  com  o novo  Arte Imita Vida.




      Lilás
      Compositor: Djavan


      Amanhã
      Outro dia
      Lua sai
      Ven(tania) abraça
      Uma nuvem que passa no ar
      Beija
      Brinca
      E deixa passar
      E no ar
      De outro dia
      Meu olhar
      Surgia nas pontas
      De estrelas perdidas no mar
      Pra chover de emoção
      Trovejar...
      Raio se libertou
      Clareou
      Muito mais
      Se encantou
      Pela cor lilás
      Prata na luz do amor
      Céu azul
      Eu quero ver
      O pôr do sol
      Lindo como ele só
      E gente pra ver
      E viajar
      No seu mar
      De raio.



      ooOoo





      I

      5 de set. de 2009

      Arte e Direitos Humanos

      Nas minhas andanças pelos sites de arte deparei-me  com uma página sobre pintores que divulgam os direitos humanos através dos seus quadros . Achei interessantíssimo, até porque poucas pessoas sabem de todos os artigos da Declaração Universal de Direitos Humanos . O objetivo dos artistas engajados é contribuir para a divulgação e defesa desses direitos . São pintores de várias nacionalidades e o único requisito é que concordem inteiramente com a Declaração Universal dos Direitos Humanos .

      Veja alguns dos quadros inspirados em artigos da Declaração dos Direitos Humanos .
      Libery Lives
      by Jim Warren

      Somos Livres e Iguais
      " Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos , dotados de razão e consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade " .
       ***
      Divine Seed
      by Kat Shevchenko
      Direito à Vida
      " Toda pessoa tem direito à vida, à segurança e à liberdade pessoal "
      ***
      No Slavery
      by Susie Gallioway

      Diga Não à Escravidão
      "Ninguém será mantido em escravidão ou servidão"
      ***
       Weaving Star
      by Randall Klopping

      Todos Têm Igual Proteção da Lei
      "Todos são iguais perante a lei e têm o direito, sem qualquer discriminação, à igual proteção da lei. Todos têm direito à proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação"
      ***

       Injustice
      by Susie Gallioway

      Inocente até prova em contrário
      "Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até prova em contrário , de acordo com a lei , em julgamento público , com todas as garantias necessárias à sua defesa. Ninguém será considerado culpado de qualquer delito em virtude de qualquer ato ou omissão que não constitua infração penal, nos termos do direito nacional ou internacional, no momento em que foi cometido. Tampouco deve ser imposta uma pena mais pesada do que a que era aplicável no momento em que o ato infracional foi cometido ".
      ***
       Between Heaven and Earth
      by Ivan Lucyanov

      Direito de Ir e Vir
      " Toda a pessoa tem o direito de livre circulação e residência dentro das fronteiras de cada Estado. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, incluindo o seu , e o direito de regressar ao seu país de origem"
      ***
      Afro Movement
      by Wend Bricks
      Ninguém Pode Negar esses Direitos
      "Nada na presente Declaração pode ser interpretado de forma a asseguar a qualquer Estado, grupo ou indivíduo , o direito de exercer qualquer atividade ou de praticar qualquer ato destinado à destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui enunciados".

      "Você é  tão livre  quanto conhece e defende seus  direitos"

       Veja todas as obras e os 30 artigos da declaração universal dos direitos humanos AQUI



      ***