9 de mai. de 2008

Feliz Dia das Mães!




 Para Sempre
 Carlos Drummond de Andrade


Por que Deus permite que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite, é tempo sem hora,
luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba,
veludo escondido na pele enrugada,
água pura, ar puro, puro pensamento.
Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça, é eternidade.
Por que Deus se lembra- mistério profundo - de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei:
Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre
junto de seu filho e ele, velho embora,
será pequenino feito grão de milho.

***


6 de mai. de 2008

Yanni :: Ethnicity

Tenho quase a coleção completa do Yanni e Ethnicity não poderia faltar. Não é um dos meus álbuns preferidos, mas recomendo . Vejam esse artigo escrito quando do lançamento de Ethnicity ...

***

ETHNICITY - YANNI

Música é freqüentemente definida como linguagem universal. É uma descrição apropriada, dando crédito à filosofia "Um Mundo, Um Povo" adotada por muitos dos maiores pensadores do mundo. Em Ethnicity, o último álbum de Yanni com lançamento em fevereiro de 2003 , o artista apresenta um forte e intuitivo domínio desta filosofia. É um traço que tem sido uma marca de toda a carreira de Yanni, e que o fez estimado por milhões mundo afora.
Refletindo sobre esse conceito, Yanni diz: "Acredito que música representa a alma da humanidade, cultura por cultura. Quando faço música misturo um arco-íris de estilos e etnicidades, e testemunho as almas de muitas culturas unindo-se de forma óbvia e tranqüila. O resultado é mais cor, beleza e força. Uma rede sem costuras. Unidade. Faço isso o tempo todo. Eu tenho esse sentimento, e não é nada constrangedor ou incomum. Na realidade, é natural. Quando vejo como nossas almas de músico unem-se em arte, eu me pergunto: 'Por que não podemos fazer o mesmo?' A resposta é que podemos. Devemos. Sei que o mundo está agitado, mas acredito que estamos em uma rua de mão única, que para sobrevivermos não temos escolha a não ser nos tornando uma comunidade global. Acredito que o que vejo na música significa que a raça humana tem a chance de encontrar um solo comum. Você pode dizer que sou um sonhador, como John Lennon certa vez cantou; Preciso ser um sonhador. Preciso poder ver como o mundo pode ser. Sou um artista. Sou sobre instinto, não lógica ou história. Se nossas almas unem-se na música, elas podem unir-se em qualquer lugar, e como pessoas podemos atingir harmonia e paz".
Ethnicity é para cima, animado e divertido... uma festa multicultural de grandes melodias, pulsando com os ritmos e vozes de culturas que abrangem o mundo inteiro. Cruze a sensibilidade européia de uma orquestra sinfônica com a etnicidade do didgeridoo australiano e a qualidade assombrosa de um duduk armênio com o colorido das gaitas de foles escocesas, contra o cenário de uma rica mistura de ritmos multiculturais. e o resultado é impressionantemente belo e forte.
"Grande parte das culturas e gêneros musicais do mundo está representada neste álbum", diz Yanni. "Tem um grande colorido étnico - em outras palavras, tem etnicidade. Etnicidade tem a ver com raça e cultura, e - do jeito que eu a uso neste disco - a cor e beleza de uma sociedade multicultural."
Um elemento que diferencia Ethnicity de álbuns prévios é o extensivo uso de vozes humanas, incluindo um raro desvio para Yanni - a inclusão de letras! Por exemplo, uma das doze faixas do álbum, "The Promise", é uma adaptação de uma composição mais antiga, "Secret Vows", trazendo letra da amiga Pamela McNeill. Discutindo a origem desta colaboração, Yanni diz: "Muitas pessoas sugeriram a mim ao longo dos anos a pegar algumas das minhas músicas prediletas e adicionar letra. Então decidi tentar. A música que eu escolhi, 'Secret Vows', é uma das melodias favoritas que já escrevi. Liguei para Pamela e expliquei o que a canção significa. É sobre uma promessa que fiz a mim mesmo. Enquanto andava pelo mundo em busca de meu sonho e minha carreira, não queria me perder. Queria voltar inteiro. Então escrevi essa música para lembrar-me da promessa. O resultado é 'The Promise.' Ela é brilhantemente cantada por Alfreda Gerald, quem você pode lembrar da turnê Tribute."
Fiel à forma, o senso único de Yanni de composição e apresentação rende um álbum que com certeza irá emocionar e encantar seus fãs mundo afora.
"Estou muito animado com esse disco", diz Yanni sobre o Ethnicity. "Estou torcendo para que você o aproveite tanto quanto eu!"

Clique
AQUI