Lilás

   Imagem (painting by Arthur Braginsky)

 
Mais uma  reviravolta no Arte Imita Vida.  Retornamos ao antigo  endereço , não foi uma boa  idéia  a mudança anterior .

A inspiração   continua  sendo a Grécia  . No banner  a  linda  ilha de Santorini  sob o  olhar amoroso da  deusa Afrodite  iluminada por um raio de sol do amanhecer ( ou seria um raio de luar?) . Observem que a  deusa está na  cor lilás. Lilás é uma cor metafísica e alquímica. A deusa  Afrodite  também é  uma deusa  alquímica.

Desde  o início  as  cores  predominantes do  blog  são  azul, púrpura e  lilás . Eu gosto de  todas  as  cores , pois cada  uma delas  tem  sua  utilidade .  A cor púrpura e  sua  nuance  mais suave, o lilás, são cores  metafísicas.  Púrpura é a cor  da  alquimia,  da  transmutação, da  energia cósmica . É excelente para  purificação e  cura  dos níveis físico, emocional e  espiritual. Ajuda a  encontrar novos  caminhos para a  espiritualidade e a  desenvolver nossa intuição . Traz poderes  mentais  e  combate a insônia . Simboliza  dignidade, nobreza, compaixão,  sinceridade , espiritualidade, purificação, transmutação .  

Lilás é um tom suave da cor  púrpura ( ou violeta) . Associado à elevação espiritual, o lilás acalma a mente e o coração e nos coloca em contato com o divino. Essa cor mantém toda a força do  púrpura  - considerado símbolo de poder e majestade - e é iluminada e suavizada pela pureza do branco. Como uma ponte entre o céu e a terra, os tons lilases purificam os ambientes e eliminam energias densas, criando uma atmosfera de sensualidade e intimidade. É considerado o tom feminino. Combina a suavidade do rosa com a tranqüilidade do azul. Cria um encantamento bem feminino   pois  sugere fantasia , sonho e mistério .Os tons lilases são ótimos para lugares onde se exerçam atividades ligadas ao universo da mulher.  Como o rosa e o salmão, o lilás estimula o romantismo, o afeto e a sensualidade. "Diferentemente do vermelho, que desperta paixões intensas, a vibração do lilás é mais sutil, doce e amorosa", diz a cromoterapeuta Edelweiss Cagno. 

Djavan   compôs  uma música  inspirado na  cor lilás. A poesia é singela  e  fala de  raio de sol,  lua ,  estrelas, liberdade, mar , luz, amor ,  emoção, encanto , magia ,  tudo a  ver   com  a ilha de Santorini  e  com  o novo  Arte Imita Vida.




Lilás
Compositor: Djavan

Amanhã
Outro dia
Lua sai
Ven(tania) abraça
Uma nuvem que passa no ar
Beija
Brinca
E deixa passar
E no ar
De outro dia
Meu olhar
Surgia nas pontas
De estrelas perdidas no mar
Pra chover de emoção
Trovejar...
Raio se libertou
Clareou
Muito mais
Se encantou
Pela cor lilás
Prata na luz do amor
Céu azul
Eu quero ver
O pôr do sol
Lindo como ele só
E gente pra ver
E viajar
No seu mar
De raio.





*Imagem : Arthur Branginsky