5 de set de 2009

Arte e Direitos Humanos

Nas minhas andanças pelos sites de arte deparei-me  com uma página sobre pintores que divulgam os direitos humanos através dos seus quadros . Achei interessantíssimo, até porque poucas pessoas sabem de todos os artigos da Declaração Universal de Direitos Humanos . O objetivo dos artistas engajados é contribuir para a divulgação e defesa desses direitos . São pintores de várias nacionalidades e o único requisito é que concordem inteiramente com a Declaração Universal dos Direitos Humanos .

Veja alguns dos quadros inspirados em artigos da Declaração dos Direitos Humanos .
Libery Lives
by Jim Warren

Somos Livres e Iguais
" Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos , dotados de razão e consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade " .
 ***
Divine Seed
by Kat Shevchenko
Direito à Vida
" Toda pessoa tem direito à vida, à segurança e à liberdade pessoal "
***
No Slavery
by Susie Gallioway

Diga Não à Escravidão
"Ninguém será mantido em escravidão ou servidão"
***
 Weaving Star
by Randall Klopping

Todos Têm Igual Proteção da Lei
"Todos são iguais perante a lei e têm o direito, sem qualquer discriminação, à igual proteção da lei. Todos têm direito à proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação"
***

 Injustice
by Susie Gallioway

Inocente até prova em contrário
"Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até prova em contrário , de acordo com a lei , em julgamento público , com todas as garantias necessárias à sua defesa. Ninguém será considerado culpado de qualquer delito em virtude de qualquer ato ou omissão que não constitua infração penal, nos termos do direito nacional ou internacional, no momento em que foi cometido. Tampouco deve ser imposta uma pena mais pesada do que a que era aplicável no momento em que o ato infracional foi cometido ".
***
 Between Heaven and Earth
by Ivan Lucyanov

Direito de Ir e Vir
" Toda a pessoa tem o direito de livre circulação e residência dentro das fronteiras de cada Estado. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, incluindo o seu , e o direito de regressar ao seu país de origem"
***
Afro Movement
by Wend Bricks
Ninguém Pode Negar esses Direitos
"Nada na presente Declaração pode ser interpretado de forma a asseguar a qualquer Estado, grupo ou indivíduo , o direito de exercer qualquer atividade ou de praticar qualquer ato destinado à destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui enunciados".

"Você é  tão livre  quanto conhece e defende seus  direitos"

 Veja todas as obras e os 30 artigos da declaração universal dos direitos humanos AQUI



***

Nenhum comentário: